quarta-feira, 22 de junho de 2011

Delegado diz que vereador usuário não fez apologia à maconha


“Nunca escondi nem do povo do meu distrito (Itupeva) nem do povo de Medeiros Neto, o fato de eu gostar de fumar maconha, o cigarro do capeta, a erva do diabo”.


Em matéria veiculada no jornal A Tarde, de Salvador, o delegado da Polícia Civil de Medeiros Neto, Kleber Eduardo Gonçalves, disse que iria investigar se o vereador Cristiano Alves da Silva (PMN), do município de Medeiros Neto, mais conhecido como Pintão, fez apologia à droga.

O vereador, que foi presidente da Casa no biênio 2009-2010 e é 1º secretário da União dos Vereadores da Bahia, criou uma polêmica sem precedente ao dizer, recentemente, em plena sessão ordinária da Câmara Municipal, que é usuário de maconha. “Dizer que é usuário não tem problema, pois não é crime. Agora, temos de ver como foi que ele falou para averiguar se foi feita apologia à droga”, explicou o delegado.

Nessa mesma sessão o vereador, irritado com um comentário, à boca pequena, que o diretor do jornal Cidade, de Teixeira de Freitas, teria feito da sua declaração de que é usuário de maconha, partiu para cima do jornalista. Os presentes interferiram e não deixaram que o vereador chegasse perto dele. “Eu não pretendo ir armado para a sessão da Câmara porque não vou ganhar nada com isso. Ele não tem nada a perder porque é um desequilibrado”, disse João Araújo ao site de notícia Flecha News.

Dias depois, à reportagem de Impacto, após averiguar o que teria acontecido na sessão da Câmara, o delegado disse que, em princípio, não há nenhuma materialidade que leve ao entendimento de que o vereador fez apologia ao crime. “O vereador não incentivou o uso da maconha e nem disse que a droga é boa ou que deva ser usada por ninguém”, completou o delegado.
Em 10 de março de 2008, irritado com um colega vereador, o qual ele chamou de ladrão e jogador de baralho, Pintão, que já está no seu terceiro mandato, disse que gosta de fumar maconha. “Nunca escondo e nunca escondi nem do povo do meu distrito (Itupeva), que já me colocou aqui por dois mandatos, e nem do povo de Medeiros Neto, o fato de eu gostar de fumar maconha, o cigarro do capeta, a erva do diabo, da maneira que vocês quiserem chamar”.

Durante a sessão o vereador disse que só fuma maconha na casa dele, sem dá detalhes de como tem acesso à droga: se cultiva a planta dentro da casa, se compra na boca de fumo ou se a entrega é feita em domicílio.

“Tenho 37 anos e fumo há mais de 20. Estou aqui para defender que o usuário não é criminoso e que o Estado poderia estar ganhando ao legalizar a maconha, que é muito menos prejudicial que outras drogas, inclusive o cigarro. Ao ser usuário sei que meu dinheiro está indo para traficantes, mas queria que estivesse indo para o Estado, que poderia reverter a verba em investimentos sociais em diversas áreas e combateria o tráfico”, argumentou o parlamentar em A Tarde.

O jornalista está processando o vereador.



Por Edelvânio Pinheiro

terça-feira, 14 de junho de 2011

Faleceu na noite do último a jovem Lane da Lider dos Calçados

Uma notícia trágica abalou os moradores de Medeiros Neto na manhã da última Segunda-feira. A jovem Silane Ramos de Souza, muito conhecida como Lane da Líder dos Calçados foi encontrada morta na manhã da última Segunda-feira 13/06 em sua cama com a cabeça virada para o travesseiro. Informações dão conta de que seu filho havia saído pra escola ainda cedo e ela continuado na cama. A demora em acordar foi o que causou estranheza em sua mãe que pediu para que um de seus filhos e irmão de Lane, Luciano (boião) fosse até o seu quarto acordá-la, pois já passavam das 08h30min e até então ela não havia acordado para ir trabalhar, então foi quando ele ao tocá-la, na intenção de despertá-la percebeu que sua mão estava fria e rígida  e que Lane já se encontrava sem vida.


Então Luciano saiu desesperado pela rua pedindo ajuda, não acreditando no que estava vendo. O Vereador Hildo Brito, que mora quase em frente a sua casa de Lane, e que naquele momento passava ali em direção à reunião da Câmara de Vereadores foi chamado por Luciano para ajudar a verificar se ela realmente estava morta.

"Eu havia acabado de entrar no carro e estava indo para a reunião da câmara, foi quando ao passar em frente a casa, Luciano me gritou pedindo ajuda e dizendo que achava que sua irmã estava morta" - Disse o vereador.

O seu corpo não foi levado ao IML, porém a Drª. Luciara Acassio Lima, (Sara da Auto Sara) que se formou na Bolívia,  esteve no local e segundo ela, a causa do óbito foi convulsão seguida de enfarto agudo do miocárdio.

A jovem Silane trabalhou por vários anos na Loja Líder dos Calçados, onde lá fez muitas amizades, cativando sempre a clientela com sua calma e simpatia natural e justamente por isso que seu nome ficou bastante ligado a loja ficando conhecida como Lane da Líder.

A morte de Lane chocou muito a família, pois além da perda irreparável de uma filha, irmã e mãe muito querida entre todos, Lane levava uma vida saudável, dedicada unicamente a família e ao trabalho. 


Por Patrick Brito


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exclusivo: Entrevista com vereador Cristiano Alves “Pintão” sobre o tema polêmico da legalização da maconha


Tema atual e de esfera global, abordando o documentário apresentado ao Fantástico pelo Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso onde trata de políticas adotadas em outros países no que diz respeito à Legislação do uso e comércio de drogas, o ex-presidente da Câmara Municipal de Medeiros Neto concedeu entrevista ao site Medeirosneto.com sobre o tema polêmico da legalização da Maconha.
Recentemente o vereador ganhou as manchetes dos principais jornais da Bahia e até mesmo de mídia nacional quando abordou o tema para o jornal A Tarde On Line.



Medeirosneto.com  Vereador o Sr. Recentemente na Tribuna da Câmara assumiu ser usuário de maconha por mais de 20 anos, o que o Sr. Tem a dizer a esse respeito?

Vereador Pintão  Em primeiro lugar quero abordar que eu não assumir ser usuário apenas por assumir ou achar bonito. Fui acusado por um jornalista de ser um maconheiro atribuindo esse termo a pessoas sem escrúpulos ou de baixa moral, adotei como minha defesa ser verdadeiro, não enganar minha população, pois quero deixar bem claro que o fato de alguma pessoa fumar ou não fumar maconha não quer dizer que ela seja uma pessoa irresponsável, malandra ou sem caráter, pois, se assim fosse, muitos figurões da política e da sociedade brasileira não teriam chegado aos postos que chegaram. E ainda mais, nenhum deles nunca ofereceu nenhum tipo de risco a sociedade. Nem tão pouco 5 Ex-Presidentes da República como os Ex-Presidentes da Colômbia, México, dois dos EUA e até mesmo o Ex-Presidente Fernando Henrique do Brasil, não estariam preocupados em abordar esse assunto de tamanha importância para a sociedade de qualquer país.
Medeirosneto.com  Vereador, o Sr. Defende o uso da maconha?

Vereador Pintão  Não, apenas assumi que uso. O que defendo mesmo é a legalização, para que a sociedade tenha consciência de que o usuário não é bandido. Será que a sociedade defende o uso do cigarro? Com certeza que não! Mas ele é vendido livremente e de forma regulamentada pelo governo. O que se trata aqui é a despenalização do usuário, a regulamentação dos meios de produção e o comércio pelo governo, e, não a liberação desenfreada do uso de qualquer tipo de drogas. Legalizar é uma coisa, liberar é outra totalmente diferente. O cigarro é legalizado e não é liberado seu uso em muitos lugares públicos.

Medeirosneto.com –  O Sr. defende a legalização ou a descriminalização da maconha?

Vereador Pintão  A lei de 2006 que trata sobre a questão das drogas já descriminaliza o usuário. Na verdade o que se debate na atualidade no país e que também busca ser debatido no congresso é a legalização da produção do comercio e do uso terapêutico e recreativo da maconha.

Medeirosneto.com  O Sr. Não acha que pelo fato de ter assumido publicamente fazer uso de maconha não estaria fazendo algum tipo de apologia ao crime?

Vereador Pintão  Não, entendemos que a nossa Lei de Drogas seja atrasada, mas já discriminaliza o usuário, se usar não é crime, porque falar que usa é apologia ao crime.

Medeirosneto.com  Vereador o tema é de muita polêmica, porque o Sr. Resolveu adentrar no assunto?

Vereador Pintão  Como já te falei não adentrei por adentrar, a vida inteira sofro acusações de pessoas sem argumentos ou até mesmo de adversários políticos querendo sujar a minha imagem atribuindo o fato de eu usar. As pessoas do meu Distrito me conhecem desde o dia em que nasci lá eu me eduquei e estudei todo o meu ensino fundamental, e além do mais prefiro ser verdadeiro com a minha vida a me esconder atrás de um armário tentando mostrar ser uma pessoa que não sou.

Medeirosneto.com  Onde o Sr. Compra a maconha para fumar?

Vereador Pintão  Todos nós sabemos que não há nenhuma dificuldade em conseguir, mas gostaria eu de poder estar comprando nas tabacarias da mesma forma que eu compro o Carlton, mas o governo ainda não se preocupou com essa grande fatia do mercado que esta indo parar em mãos erradas.

Medeirosneto.com  O Fantástico listou 11 tipos de drogas nocivas à saúde e a maconha ocupou o ultimo lugar, bem atrás do cigarro que apareceu em 9º e do álcool que apareceu em 7º, o Sr. Acredita que estes dados estão corretos?

Vereador Pintão  Sim, trata-se de dados publicados através de pesquisas realizadas por órgãos competentes e sérios, além do mais agente ver muito mais pessoas fazendo besteiras e tendo problemas de saúde crônicos com uso de álcool e cigarro do que por uso de maconha, eu nunca vi um maconheiro morrer de overdose de maconha, você já?

Medeirosneto.com  Também não! Mas o Senhor relatou em sua entrevista na Band Bahia de que o Estado teria muito a ganhar com a legalização da erva, teria a ganhar como?

Vereador Pintão  Na arrecadação de impostos que poderia ser revertido em ações sociais e educativas alertando nossos jovens sobre o uso de drogas, como também poderia ser ampliado o sistema de saúde pública no tratamento dos dependentes. Também poderia fortalecer as fronteiras, portos e aeroportos do Brasil para coibir a entrada de outras drogas como cocaína, crack, LSD, heroína e agora o óxi, drogas estas que o Brasil não produz e que entram em nosso País por esses gargalos. Também ajudaria bastante na questão da agricultura familiar segurando o homem no campo, diminuindo o êxodo rural e a favelização nos grandes centros, pensem quanto ganharia o sertanejo que anda pelejando para colher uma espiga de milho ou até mesmo um saco de feijão, e não conseguem por questões da seca, a maconha se aclimatou muito bem em nosso Nordeste e defendo o projeto do Líder do PT na câmara o Dep. Paulo Teixeira PT-SP que defende o plantio por meio de cooperativas.

Medeirosneto.com  O que o Sr. Tem a dizer da mídia regional que de alguma forma tenta atingir a sua imagem como político.

Vereador Pintao  A essas pessoas eu não respondo, são pessoas sem fundamento e que não merecem nenhum tipo da minha atenção, mas reitero que estarei sempre a disposição do debate sério, lógico e fundamentado em relação a esse tema, pois a política de repressão em combate ao tráfico, a política do proibicionismo esta perdendo a guerra para as drogas, então é necessário que a sociedade discuta isso de forma aberta e sem preconceito.


Redação Medeirosneto.com

Pesquisar este blog

Marcadores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grocery Coupons