No estado da Bahia a safra comesou há sete meses e as 03 usinas do Extremo Sul Bahiano trabalham a todo o vapor. A colheita este ano deve ultrapassar a do ano passado em volume e rentabilidade. O volume segundo as Usinas já é 15% maior que o registrado em 2010.
A chuva abaixo da média no inicio do ano interferiu no desenvolvimento da cana para esta safra, mas proporcionou um alto teor de sacarose no canavial, elevando o ganho do agricultor. Por conta desta falta de chuvas ouve redução nos investimentos de renovação dos canaviais nos últimos meses. Quanto mais velho o estágio de corte, menor a produtividade.
Os produtores que investiram no canavial estão otimistas. O presidente da Associação dos Produtores de Cana de Medeiros Neto, Jorge Monteiro, disse ser este momento muito bom para a atividade em nossa região, pois com o pleno funcionamento das Usinas, Santa Maria, Unial e Ibiralcool, os produtores passam a ter opções para vender sua cana. Este ano o valor recebido pela tonelada da cana atingiu o seu maior preço em todos os tempos, 72,00 R$, por tonelada, um valor bem maior do que o recebido na safra passada.
“Com essa melhora de preço as próximas safras serão bem melhores. Nós vamos ter condição de investir em defensivos e em maior quantidade de adubo para que a produção seja melhor”, justifica Jorge Monteiro.
O preço da cana-de-açúcar, na lavoura, acompanhou a valorização do açúcar e do etanol. O aumento da demanda por esses produtos, no mercado interno e externo, provocou essa alta de preços em comparação ao ano passado e em nossa região de forma particular a instalação de duas novas usinas, Unial em lagedão e Ibiralcool em Ibirapuã.
1 comentários:
gostaria de parabenizar este bloge, pela variedade de noticias que são postados.mas gostaria de vernoticias de minha cidade tambem, sou de Lagedão.
Postar um comentário
Este site não publica mensagens obscenas e palavras de baixo calão nem ofensas. Pense bem no que vai escrever antes, pois mensagens fora destas regras não serão aceitas.